Residência do CACW – convocatória 2018-2019

As inscrições para a Residência do CACW devem ser enviadas para wresidencia@gmail.com

A seleção dos participantes é realizada pela equipe organizadora do programa. A cada uma das quatro edições anuais, um grupo de até cinco artistas é recebido em residência. O projeto é coordenado pelo artista Elcio Miazaki.

As residências acontecem na antiga casa da artista Weimar, situada ao lado do CACW, onde ela viveu por mais de trinta anos. Localizada em região de grande concentração de espaços consagrados à arte contemporânea, a exemplo da Galeria Marcelo Guarnieri e do Instituto Figueiredo Ferraz, a residência W promove encontros de artistas de diferentes linguagens, interessados em desenvolver pesquisas e projetos que dependam de um período imersivo de ateliê.

A primeira edição da Residência aconteceu em julho de 2017,  ao longo de dez dias de imersão. Os processos e resultados podem ser conferidos em web.facebook.com/wresidenciaartistica.

A residência do CACW tem por finalidade promover interlocução e aproximação entre artistas de diferentes regiões do Brasil, em uma cidade deslocada dos grandes centros. O forte envolvimento com a cena artística contemporânea faz de Ribeirão Preto um destino para jovens artistas, resultado do trabalho realizado há anos pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto. Com isso, a residência tem o intuito de instigar encontros, promovendo intercâmbios com ateliês, coletivos, grupos de discussão, museus, centros culturais e galerias localizadas em estados como São Paulo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tempo de residência e custos

Sem financiamento próprio, a Residência do CACW depende de rateio de custos para sua manutenção. Com isso, cabe ao artista financiar o valor de R$ 1.200,00 reais por edição ou solicitar bolsas e apoios junto a editais e órgãos públicos.

Todas as informações sobre pagamento serão tratadas por e-mail. Custos com alimentação e deslocamento são de responsabilidade dos artistas em residência.

Inscrição:

Os candidatos à residência do CACW deverão enviar ao e-mail mencionado acima, junto com os seguintes documentos:

– Portfólio de obras e currículo (arquivo em PDF de até 10 MB). Quando houver vídeos e/ou áudios, informar os links disponíveis e fornecer senhas;

– Carta de intenção;

– Ficha de inscrição preenchida, com indicação do mês pretendido: fevereiro, maio, agosto ou novembro.